Os Segredos do Biscuit + Receita Básica da Massa.


Dicas das Artesãs.
Aprenda os segredos do Biscuit para fazer seus trabalhos com muito capricho.

1) A massa básica do biscuit se adapta às necessidades de cada artesão, por isso, a dosagem dos ingredientes depende do tamanho e do estilo da peça em que está trabalhando. Com a prática, você irá adaptar a receita original à sua melhor maneira de trabalhar.

2) Antes de manusear a massa, lave bem as mãos, pois os resíduos sempre prejudicam a qualidade do trabalho.

3) Mantenha o restante da massa dentro de um saco plástico enquanto estiver trabalhando nas peças, para que ela não resseque.

4) Se a massa endurecer, embrulhe-a num pano, coloque-a sobre um prato e deixe-a receber um pouco de vapor de uma panela com água fervendo. Depois, basta sová-la novamente e guardá-la num saco plástico.

Artesanato Passo a Passo Massa Biscuit

5) Quando for trabalhar com tampas dos potes, lixe bem toda a parte externa com uma lixa d'água mais grossinha ou raspe-a com a ponta de um estilete, para que a superfície fique bem porosa, senão a massa não cola.

6) A massa de biscuit pode ser encontrada em cores variadas nas lojas especializadas ou pode-se tingir a massa, se preferir. Para tingir a massa, use tinta para tecido, à óleo, acrílica, guache ou pigmento, sempre em pouca quantidade para não ressecá-la e nunca deixe de usar luvas de látex. Como a cor pode ficar até três vezes mais escura após a secagem, procure tingir a massa de uma só vez quando tiver de fazer muitas peças; assim, você não corre o risco de errar o tom da massa se tiver de preparar mais. Isso também vale para o caso de você misturar massas de cores diferentes.

7) Para o caso de se fazer potes, antes de montar a peça principal na tampa, feche o pote para se certificar de que as riscas do vidro estão nas laterais em sua direção e em direção aos enfeites do pote.

8) Quando for fazer figuras como animais, bonecos, vegetações, casinhas, etc., em que terá que colar peças como cabeça, braços, corpo (animais e bonecos) ou copas, troncos e telhados (árvores e casas), insira sempre um palito de dentes entre as peças, para que fiquem mais firmes.

9) Ao montar as peças, sempre passe cola nas duas partes, principalmente nos palitos dos braços, pernas e troncos, pois a massa encolhe cerca de 30% ao secar.

10) Antes de colar uma peça no pote, limpe bem o vidro com álcool para eliminar os resíduos deixados pela oleosidade das mãos; caso contrário, a massa não grudará.

11) Ao tirar a peça das formas de silicone, certifique-se de que a massa cobriu bem toda a superfície da textura e tire a massa com cuidado, para que esta não grude no fundo da base do silicone.

12) Quando terminar a peça, deixe secar em um lugar arejado; a massa estará totalmente seca em cerca de dois ou três dias.

13) E para terminar, para conservar melhor as peças, depois de bem secas, passe uma demão de verniz geral.

RECEITA BÁSICA DA MASSA DE BISCUIT:

Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de cola branca.
- 2 xícaras (chá) de amido de milho.
- 2 colheres (sopa) de ácido cítrico ou suco de limão (para não embolorar).
- 1 colher (sopa) de estearina (para deixar a massa mais maleável).
- 2 colheres (sopa) de creme para as mãos (sem silicone, não gorduroso).

Como preparar no fogão:
Primeiro, dissolva o ácido cítrico na água. Depois, acrescente os outros ingredientes, com exceção do creme para as mãos. Misture tudo em uma panela e leve ao fogo para cozinhar, mexendo sempre. Quando a massa estiver desgrudando do fundo da panela, retire do fogo.
Separe uma colher do creme para misturar à massa e a outra colher, unte uma superfície lisa. Sove a massa até obter uma consistência homogênea e firme, que não grude nos dedos.
Guarde a massa dentro de um saco plástico até esfriar; depois, seque-a com um pano macio e troque de plástico.

Como preparar no forno de microondas:
Dissolva o ácido cítrico na água. Misture todos os outros ingredientes em um recipiente refratário, exceto o creme para as mãos, e leve ao forno de microondas por 3 minutos, na potência máxima, mexendo a cada 1 minuto.
Como no outro procedimento, separe uma colher do creme para misturar à massa e a outra colher, unte uma superfície lisa e sove a massa até obter uma consistência homogênea e firme, que não grude nos dedos. Quando estiver pronta, proceda como na receita anterior.

Revista Coleção Arte Fácil Biscuit | nº 40 | Edição Especial Noivinhos

Nenhum comentário